quinta-feira, 10 de junho de 2010

RPMON DA PMGO NA FINAL DO CAMPEONATO GOIANO DE 2010


  No dia 02/05/2010 aconteceu no Sudoeste Goiano, mais precisamente no Município de Santa Helena – GO, a final do Campeonato Goiano de Futebol, entre as equipes do Santa Helena e Atlético Goianiense. Com o Estádio lotado e torcedores das duas equipes muito motivados, a Polícia Militar se fez mais uma vez presente e com êxito conseguiu coroar com chave de ouro mais um Campeonato Goiano de Futebol, garantindo a paz e a tranqüilidade no Estádio e fora dele.
  A Cavalaria também se fez presente naquela cidade. Deslocou-se de Goiânia a Santa Helena, cerca de 220 km, empregando um total de 13 homens e 10 animais, sendo 10 cavalarianos no Policiamento Montado, sob o Comando do 1° Ten Rezende, 1 Motorista de Caminhão que transportou os 10 solípedes, uma Viatura de Apoio com 02 Cavalarianos e uma Van para o transporte dos policiais militares.
  Num evento como este, a Cavalaria se prepara com antecedência, pois há a necessidade logística para dar suporte ao Policiamento Montado, como por exemplo a mecânica de todos os veículos (caminhão, van e viatura de apoio operacional). Dentre os Cavalarianos, devemos incluir um Enfermeiro Veterinário, o qual prestará os primeiros socorros ao animal em eventuais necessidades. Há que se preparar e dotar a equipe de medicamentos e materiais de primeiros socorros, ração e feno para os cavalos, tinas (vasilhame destinado ao bebedouro dos animais), selas, mantas, cabeçadas, buçais, cordas - troncos, rasqueadeiras, escovas, dentre outros.
  O Policiamento Montado possui características e vantagens que lhe proporcionam as mais variadas formas de emprego e nos mais variados tipos de terreno, como a grande ostensividade, efeito psicológico, rapidez de ação, mobilidade e economia de efetivo, tão bem demonstradas e elogiadas em praças desportivas.

“ Seja qual for a evolução que o porvir lhe reserve, EXISTIRÁ SEMPRE UMA CAVALARIA, arma que deverá sempre ostentar o espírito cavaleiro com tudo que este espírito encerra: decisão, lealdade e caráter ” .
Gen Máxime Weygand

Fonte adaptada: 1° Ten Rezende – RPMON\PMGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário