quinta-feira, 10 de junho de 2010

POLÍCIA BRASILEIRA OBSERVA AÇÕES DE SEGURANÇA NA ÁFRICA DO SUL

  "Um grupo de oito policiais brasileiros (PF e Brigada Militar) - entre eles, um especialista em armas e membros da SWAT (a policia americana de armas e táticas especiais) - está na África do Sul desde a última semana para observar as ações da polícia local em relação à Copa do Mundo, visando aplicar algumas delas na segurança do Mundial de 2014, segundo informou o diário sul-africano Sunday Times. O Brasil sediará uma Copa novamente após 64 anos.

  O chefe da polícia da África do Sul, Chris Ngcobo, recebeu a comitiva de brasileiros, que está hospedada no Worldwide Indoor Soccer Police Association - órgão que trabalha com forças de segurança na Copa do Mundo.
  Os brasileiros estão observando aspectos como infraestrutura, tecnologia, implantação das estratégias, uso especializado de armas e técnicas para controle da multidão em situações de tumulto, incêndio e gestão de desastres. Como parte da agenda, os policias brasileiros conheceram Durban e visitaram a escola primária de Northlands, onde a seleção camaronesa treina para o Mundial.
  Ao Sunday Times, o Major Rodrigo da Silva Dutra declarou que eles estão no país anfitrião desta Copa para "aprender" as táticas de segurança e garantiu que a África do Sul está bem preparada para a Copa no quesito segurança." (notícia veiculada pelo portal TERRA em 10 de junho de 2010)
  Esperamos que as autoridades brasileiras, em especial a SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA-SENASP, estejam atentas para o POLICIAMENTO MONTADO, imprescindível para a segurança externa dos estádios e importante fator de PREVENÇÃO de distúrbios civis e perturbações da ordem pública em eventos desta natureza. Com certeza, nesta equipe de policiais enviada à África do Sul não temos um especialista em POLICIAMENTO MONTADO, o que nos traz grande temor, uma vez que a atividade de tropa montada é tão específica quanto a de operações especiais, ou operações com cães, ou operações helitransportadas, entre outras.
  Os comandantes de Regimento e de Esquadrões de todo o país devem se mobilizar e apresentar, o quanto antes, um projeto para capacitação, reaparelhamento e treinamento da tropa montada, sob pena de colhermos resultados negtativos na Copa do MUNDO no país do FUTEBOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário