segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Ordem Unida da tropa montada (comandos básicos)

TROPA APEADA (Estacionada)

DESCANSAR

O policial permanece em posição similar à pé firme, segurando, no entanto, as rédeas de sua montaria da seguinte forma: braço esquerdo solto naturalmente ao longo do corpo. A mão esquerda segura a extremidade das rédeas que envolvem seu polegar e os demais dedos comprimem as rédeas na palma da mão, o polegar permanece voltado para a frente e os demais dedos cerrados na direção do corpo do cavalariano. A mão direita segura as rédeas próximo à embocadura da cabeçada, mantendo o dedo indicador entre elas.

O policial fica postado à altura da cabeça do cavalo, do seu lado esquerdo, ambos alinhados com a frente para a mesma direção.

SENTIDO

Ao comando de sentido, estando o PM na posição de descansar, apenas une os calcanhares, chocando as esporas.

MONTAR

Os comandos e movimentos para montar são os seguintes:

a) Preparar para montar:

Ao comando de “Preparar para Montar!”, o policial estando em posição de descansar com sua montada, toma posição de sentido, executa volta à direita, ficando de frente para a sua montada. Passa as rédeas por sobre a cabeça deste, dá um passo lateral à direita, e, com as rédeas na mão esquerda, com esta mesma mão, segura firmemente no cepilho da sela, calça o pé esquerdo no estribo correspondente e com a mão direita segura a patilha e aguarda o comando “a cavalo”.

b) a cavalo:

Ao comando de “a cavalo!”, suspende-se sobre o estribo esquerdo, inclinando o corpo à frente e passando a perna direita sobre a garupa do eqüino, acomodando-se sobre a sela e calçando prontamente o estribo direito.

Obs: A formação básica da tropa, apeada ou a cavalo, é a linha.

Se a embocadura usada pelo animal for freio, geralmente empregada para o policiamento, as rédeas permanecem só na mão esquerda. Se a embocadura, no entanto, for bridão, em regra utilizado em atividades de equitação, cada mão segurará um cano de rédea. Em ambos os casos, o PM ajustará suas rédeas, dando-lhe tensão razoável com relação à embocadura, para que não fiquem frouxas, “rédea bamba”, nem muito justas.

APEAR

Os comandos e movimentos para apear são:

a) Preparar para apear:

Ao comando de “Preparar para Apear!”, o policial apenas descalça o estribo direito e aguarda o próximo comando.

b) A pé:

Ao comando de “a pé!”, o PM apeia passando sua perna direita por sobre a garupa da montada, num movimento inverso do comando “a cavalo”, pousando seu pé direito ao solo, descalçando o pé esquerdo do estribo. Dá um passo à esquerda enquanto passa as rédeas por sobre a cabeça do cavalo, inversamente ao comando “preparar para montar”, executa volta à esquerda, segurando as rédeas e se posicionando em seguida na posição de descansar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário