terça-feira, 4 de agosto de 2009

Emprego da tropa montada em áreas urbanas

É o emprego em área edificada sendo excluídos parques, praças desportivas, eventos especiais e zona rural. É de fundamental importância especificar a utilização de tal policiamento preventivo, tanto na área central como nos bairros depende da prioridade operacional. Tal situação se justifica em vista da impossibilidade das viaturas se deslocarem em determinados terrenos inacessíveis, o que ocorre geralmente na periferia. Já em grandes centros a utilização se faz necessário face os benefícios operacionais que os outros processos não tem, apesar de que o policiamento montado também perde grande parte da função, como por exemplo, a “mobilidade”.

Todo o emprego da tropa montada deve ser apoiado com viaturas de transporte de eqüinos em condições de transportar no mínimo 06 (seis) animais (quando o local a ser policiado ultrapassar a 06 km). Também viaturas para condução de ocorrências atendidas pelo policiamento montado. Todo emprego do homem montado deve ser planejado e executado de forma a não causar transtorno à população. Deve-se escolher criteriosamente o horário de emprego visando maior eficiência e menor transtorno. Em dias de chuva, o emprego do PO montado deverá ser analisado com relação ao custo-benefício, uma vez que poderão haver baixas de policiais, de animais e danos no encilhamento.

A carga horária ideal para emprego ininterrupto e diário do animal é de 6 horas. Logicamente, em situações eventuais e em eventos extraordinários o PO montado poderá ser empregado numa carga horária maior, recomendando-se que a sua utilização não ultrapasse 12 horas de emprego, contando-se aí com o tempo de transporte de ida e volta para o local do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário