sábado, 7 de agosto de 2010

SEMINÁRIO NACIONAL DE EMPREGO DA TROPA MONTADA DISCUTE DOUTRINA, EQUIPAMENTOS E TRANSPORTE DE ANIMAIS

  No dia 04/08 o Seminário Nacional de Tropa Montada teve a apresentação de mais 03 (três) temas importantes para as Cavalarias: “A CRIAÇÃO DE UMA DOUTRINA NACIONAL PARA OS CURSOS DE POLICIAMENTO MONTADO E CONTROLE DE DISTÚRBIOS CIVIS A CAVALO COM BASE NA MATRIZ CURRICULAR NACIONAL DA SENASP E DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS DE DEFESA E PROTEÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS”, “PADRONIZAÇÃO DOS MEIOS DE TRANSPORTE PARA EQÜINOS” e “PADRONIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PARA POLICIAIS E EQUINOS E ARREAMENTO”.
  O primeiro tema ficou a cargo das Polícias Militares de São Paulo e Espírito Santo, representadas pelos CAP PMESP SALES e MAJ PMES SARTÓRIO. Estavam presentes também o CEL PMESP FÉLIX – Coordenador de Operações da PMESP e TC PMESP ANDRIOLLI – Cmt do RPMon 9 de Julho. Entre outras coisas ficou a sugestão de uma Matriz dividida em 5 blocos de disciplinas: EQUITAÇÃO, VETERINÁRIA, POLICIAMENTO MONTADO, CDC MONTADO e DIREITO APLICADO, voltadas para o ensino da Tropa Montada, tendo como principal objetivo a fixação de conteúdos e habilidades a serem desenvolvidas a nível nacional, proporcionando uma unificação de doutrina e a uniformização de procedimentos operacionais. A Matriz deverá orientar a especialização do efetivo, a padronização do ensino, a criação da Escola Nacional, a qualidade no emprego e servir como fonte de consulta e “trilha” para os Estados. Foram propostos 3 níveis de curso: o Curso Básico de PO montado, o Curso de Especialização em PO montado e o Curso de CDC montado.
  A Brigada Militar, através do TC BMRS PEREIRA – Cmt do 4º RPMon, palestrou sobre o modelo de Caminhão apropriado para o Policiamento Montado. Foram abordadas questões que devem ser observadas na aquisição de um veículo para transporte de animais para o PO montado: Rusticidade e potência do veículo, capacidade da carroceria, ventilação e iluminação do baú, rampa funcional, conforto e segurança para os animais, identidade visual, entre outras.
  Com relação aos caminhões de transporte de animais possuímos alguns bons exemplos que poderão servir de base para uma definição de caminhão padrão a ser adquirido pela SENASP: RPMON 9 DE JULHO (PMESP), RPMON CEL DULCÍDIO (PMPR), RPMON CEL RABELO (PMDF) e RCAT (PMMG).
  Ao final do Seminário foi formado um grupo de Trabalho Permanente para implementação das várias etapas do projeto “FORÇA NACIONAL MONTADA” de forma integrada, vinculado à SENASP, composto pelos 12 Comandantes de Unidades de Tropa Montada dos Estados-sedes, sendo 06 titulares e 06 auxiliares. O grande objetivo é formatar um projeto modular a ser entregue à SENASP com vistas a criação da Escola Nacional, reaparelhamento das Unidades e capacitação do efetivo para emprego nos jogos da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, bem como o legado que ficará para todo o país.

2 comentários:

  1. A paz do Senhor Jesus meus amados irmãos, só faltou a Paraíba neste Seminário esperamos que no proximo estejamos compartilhando de esperiençias tão importante para nossa segurança.

    ResponderExcluir
  2. Arlan Madson de Oliveira Lima30 de agosto de 2010 às 08:23

    Bom dia! O Blog está de parabens, por todo o trabalho de divulgação dos diversos eventos que, são a realidade das Cavalarias do Brasil.Graças ao blog temos a honra de termos policiais militares da PMMA, frequentando o Curso de Tropa Montada na PMERJ.

    ResponderExcluir