terça-feira, 28 de julho de 2009

Fundamentos do policiamento ostensivo montado

Dentre os vários fatores que contribuem para a eficiência e eficácia do Policiamento Ostensivo Montado podem ser destacadas as seguintes características:

1)Grande mobilidade:

A utilização do cavalo permite, mesmo ao passo, percorrer com certa rapidez toda a área de policiamento. Caso necessário pode-se adotar a andadura ao trote (eventualmente). O galope apenas será utilizado em situações extremas para a realização de abordagens, quando o terreno e as circunstâncias permitirem.

2)Flexibilidade:

É a capacidade de passar, de imediato, de uma a outra maneira de atuar, sem perder suas características básicas; pode agir com sucesso tanto em favelas e meio rural, como nos grandes centros urbanos.

3)Rapidez de ação:

É a característica da tropa hipo que lhe permite pronta ação onde haja necessidade de emprego.

4) Atuação em grande raio:

É a capacidade de cobrir grandes espaços economizando efetivo pela redução do emprego de patrulhas numa área considerada.

5)Multiplicidade de formas de emprego:

É a possibilidade de utilização em várias formas de emprego, desde a ação do homem isolado até o empenho de fração constituída, para o desenvolvimento de ações e operações policiais militares. É extremamente importante se dizer que o emprego do homem isolado ou em duplas deverá ser realizado quando houverem as condições ideais para tanto, a exemplo de contato visual com outros conjuntos ou policiais a pé ou motorizados, utilização de sistema de comunicação eficiente, apoio operacional com equipe ECD para atuação em conjunto, viaturas em apoio, etc.

6)Atuação em terrenos inacessíveis a outras tropas:

É a capacidade de ação em variados terrenos, praticamente independendo de vias de acesso para se deslocar, daí sua vantagem de emprego em regiões não urbanizadas ou naquelas onde as vias de acesso são deficientes, dificultando o deslocamento de viaturas ou mesmo do homem a pé.

7)Efeito psicológico da presença do animal:

Fator de maior eficácia na ação preventiva do policiamento ostensivo, o cavalo, por seu porte, infundi atenção e respeito, principalmente às pessoas menos acostumadas ao seu convívio. Esse impacto deve ser conhecido pelo policial e explorado de maneira adequada. A utilização desta característica é de suma importância, uma vez que os índices de ocorrências policiais em locais de emprego da cavalaria estão diretamente ligados a ela.

8)Comandamento:

É o domínio que dispõe, sobre o terreno onde atua, em razão de estar situado em um plano mais elevado permitindo ao policial militar maior facilidade de fiscalização e observação. Desta característica decorre a extrema utilidade da tropa montada em locais de grande público, estádios de futebol e outros desta natureza. Sem o policiamento montado seria inviável a preservação da ordem pública nestes locais.

9)Grande ação de presença:

Capacidade de manifestar na comunidade uma acentuada sensação de segurança pelo incremento da ostensividade que lhe propicia o emprego do cavalo. Deste fundamento decorre a diminuição dos índices de ocorrências nas áreas de atuação da tropa hipo.

_______________________________________

Cap PMBA Fabiano Teixeira Viana

Instrutor de Equitação e Especializado em Policiamento Montado

2 comentários:

  1. Sou 1º Tenenente do RPMon de Belém-PA e ao começar a ler o conteúdo do seu material fiquei feliz e admirada, pois temos poucos materiais acerca de cavalaria, policiamento montado, e deixo os meus parabéns para o senhor.

    Lindiany Baía.

    ResponderExcluir
  2. sou sd do RPMon Belém-PA achei esse material sobre a forma de aplicação e emprego da cavalaria de fundamental importancia visto que a maioria das pessoas desconhecem nossa forma de trabalho e de agir.

    Janilson Andrade de Melo

    ResponderExcluir