quinta-feira, 6 de setembro de 2012

PORTO ALEGRE TERÁ ESPAÇO PARA ADESTRAMENTO DE CAVALOS


  Segunda-feira, às 18h30min, será inaugurado o Centro de Treinamento de Policiamento Montado, no 4º Regimento de Polícia Montada (4º RPMon) da Brigada Militar, na Capital. 
  Na mesma noite, serão apresentados 22 novos cavalos recebidos pelo Regimento no início do ano e adestrados no centro. Por ali passará toda a preparação de animais e policiais que reforçarão a segurança na Copa do Mundo de 2014.
  Entre areia e obstáculos, homem e animal se aproximam, em uma relação de confiança mútua.
— O instinto do equino é fugir, esse animal é caça, não caçador. Assim, precisa confiar no cavaleiro — explica o Tenente-coronel Solon Beresford, Comandante do 4º RPMon.

  A estrutura, construída com recursos do Festival Hípico Noturno, realizado pelo próprio Regimento e parcerias com a iniciativa privada, é composta por um picadeiro coberto, uma pista que simula o ambiente externo e as baias dos animais. Cada um dos 40 policiais do Regimento é vinculado a um único cavalo, vindo aos três anos do criadouro da BM em Santa Maria. 
  Em setembro, outros 90 soldados começam a ser preparados para trabalhar no policiamento a partir de abril de 2013. A meta é contar com 200 policiais montados até 2014.
  Os animais do Regimento são da raça Brasileiro de Hipismo que, segundo o Comandante, foi escolhida devido ao porte avantajado, à inteligência e à docilidade características.
— Com seis meses de adestramento, esses cavalos podem ir para as ruas auxiliar no policiamento — diz Beresford.

  O Centro deve ficar como um legado da Copa na Capital e servirá, também, para treinar polícias montadas de outros Estados, por meio de um convênio assinado pela Brigada com o Ministério da Justiça e a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário