quarta-feira, 21 de julho de 2010

1º ANO DO BLOG POLICIAMENTO MONTADO


  No dia 21/07/2009 postávamos a nossa primeira mensagem neste blog: "A especialização da Tropa Montada na PMBA". Era o início de um trabalho voluntário e muito importante para as Cavalarias das Polícia Militares. Ele foi concebido com o objetivo principal de uniformizar a DOUTRINA da tropa montada nas Cavalarias do Brasil. No decorrer deste 1º ano buscamos servir de link entre as Unidades e ajudar na divulgação de informações técnicas e dos serviços e eventos realizados por todas as co-irmãs, divulgando também o blog, atuando como ferramenta de interação e comuicação rápida entre os amantes do cavalo, da arte equestre e da atividade de policiamento montado.
  Hoje, participamos de um projeto único e inovador que busca conseguir a criação de uma doutrina própria e uniforme para o policiamento montado no Brasil, o incentivo à especialização da tropa montada, o reaparelhamento das Cavalarias e a excelência do desempenho na Copa do Mundo de 2014. Este projeto tem seu início com a realização do I SEMINÁRIO NACIONAL DE EMPREGO DA TROPA MONTADA no Regimento de Cavalaria Enyr Cony dos Santos - RCECS da PMERJ, nos dias 03 e 04 de agosto de 2010, estando convidadas todas as Cavalarias do Brasil e já confirmadas a grande maioria. O nosso projeto, que será discutido e analisado por todos no Seminário, é composto das seguintes etapas:
1ª ETAPA (2010) 
1)Realização do “I SEMINÁRIO NACIONAL DE TÉCNICAS E TÁTICAS DE EMPREGO DA TROPA MONTADA” – Local: RCECS-PMERJ, nos dias 03 e 04 de agosto de 2010;
2)Criação de Grupo de Trabalho Permanente, vinculado a Secretaria Nacional de Segurança Pública - confeccção de currículo do curso ser ministrado pela Escola e Regimento interno);
3)Proposta de Criação da Escola Nacional de Policiamento Montado (São Paulo, RJ ou DF);
4)Painéis de Discussão e Análise.

2ª ETAPA (2011 a 2013)
1)Formação da Tropa Montada Nacional composta por policiais integrantes das Unidades de Cavalaria das Polícias Militares dos 12 estados sedes da Copa do Mundo de 2014 e dentro dõ estabelecido pela SENASP (realização de curso específico para a atuação da tropa em eventos desportivos - notadamente em estádios de futebol);
2)Reaparelhamento das tropas montadas (aquisição de animais, viaturas e equipamentos de proteção individual homem-cavalo, material de encilhamento e uniforme).

3ª ETAPA (2013)
1)Emprego da tropa montada em eventos preparatórios nas cidades sedes da Copa do Mundo de 2014 e Copa das Confederações (grandes jogos de futebol, grandes shows, etc);
2)Realinhamento de procedimentos.

4ª ETAPA (2014)
1)Emprego da Tropa Montada na Copa do Mundo 2014 (capacitada, treinada e equipada)
  Neste 1º ano de trabalho gostaríamos de agradecer a pessoas que nos ajudam e estão sempre prontas a ajudar os irmãos de cavalaria (GRANDES AMIGOS):
ALAGOAS
TC PM WILSON
MAJ PM RAMON
CAP PM DE OLIVEIRA
TEN PM MOREIRA
AMAZONAS
MAJ PM MESQUITA
BAHIA
MAJ PM VALTER SERPA
CEARÁ
CAP PM DAYSO
DISTRITO FEDERAL
CEL PM RR ANUNCIAÇÃO
CEL PM RR LACERDA
CEL PM DORNELLES
TC PM MORETTO
TC PM CARAVELLAS
MAJ PM MOTA
MAJ PM VET HERBERT
CAP PM FÁBIO AUGUSTO
CAP PM EDVÃ
CAP PM MARCUS ROGÉRIO
CAP PM MOURÃO
TEN PM ABADIO
TEN PM RIBEIRO
TEN PM KELDYSSON
SGT PM DIERSON
SD PM WANDUIR
ESPÍRITO SANTO
MAJ PM SARTÓRIO
TEN PM CELANTE
SD PM ROEPKE
GOIÁS
TC PM NIVANDO
TC PM CAETANO
TC PM SÉRVULO
MAJ PM ALENCAR
MAJ PM DUARTE
CAP PM DIGUES
TEN PM REZENDE
MARANHÃO
MAJ PM ARLAN
MAJ PM VENTURA
TEN PM NEUBERTH
MATO GROSSO
SD PM ELISA
MINAS GERAIS
TEN PM FELIPE
PARÁ
CEL PM RR FAUSTINO
CEL PM RR CRONEMBERG
TC PM CARLOS EDUARDO
CAP PM CHARLET
PARAÍBA
TC PM JEFFERSON
PARANÁ
TC PM HERALDO
MAJ PM LORIVAL
CAP PM NETO
CAP PM VIEIRA
TEN PM AIRES
TEN PM SERBENA
PERNAMBUCO
CEL PM ROBERTO VIANA
CAP PM ARRUDA
CAP PM VET MANO
TEN PM DENISE
SGT PM MENDONÇA
SGT PM GLAUCO
RIO DE JANEIRO
CEL PM BELO
CEL PM CONYR
TC PM SAMAHA
MAJ PM MAGNO
CAP PM SENNA
RIO GRANDE DO NORTE
CAP PM DIMAS
RIO GRANDE DO SUL
MAJ PM BALEN
CAP PM GOGGIA
SANTA CATARINA
MAJ PM MÁRCIO
SÃO PAULO
CEL PM FÉLIX
CEL PM WALTER
TC PM ANDRIOLI
CAP PM SALES
CAP PM EVERTON (MINDUIM)
TEN PM VINICIUS
TEN PM SYLAS
TEN PM EDUARDO
SERGIPE
CAP PM S. JUNIIOR
TEN PM EDUARDO
TEN PM GIOVANI
  E também todos os outros Oficiais e Praças aqui não nominados pelo meu esquecimento, o meu muito obrigado por sermos amigos. Continuem utilizando este espaço para a divulgação de suas atuações operacionais ou de eventos hípicos, também de solicitações para trabalhos monográficos e estudos na área de equitação e policiamento montado. O blog é nosso e servirá como instrumento para nos matermos unidos e elevarmos cada vez mais a nossa Cavalaria policial militar.
 

2 comentários:

  1. Cap Fabiano,

    Parabéns!!!!!!!!!
    Saudações Cavalarianas!!

    Ten PM Eduardo - PMSE

    ResponderExcluir
  2. Diante de todos os seus agradecimentos, gostaria de parabenizá-lo e a tb agradecer por essa iniciativa. A de criar um blog para divulgação e e troca de idéias relativas ao policiamento montado. Trabalho esse livre de qq ambição ou vaidade, mas com o intuito de termos a cada dia uma cavalaria policial militar coesa e seguidora das tradição da camaradagem, amor ao cavalo e sobre de bem servir à sociedade.

    Cap Abadio.

    ResponderExcluir